Uma das formas mais eficazes de encontrarmos a verdadeira felicidade é através da gestão da emoção. Todos os dias somos submetidos a inúmeros estímulos. São produtos de nossas vivências cotidianas, interações pessoais e interpessoais, em casa ou no trabalho.
Através de sorrisos, olhares, diálogos, aprendizados e demandas diversas é que recebemos o desafio de processar as emoções e sentimentos que surgem da melhor forma possível.
Para tanto, é necessário reconhecê-los, compreender e validar tais sentimentos, só assim, saberemos nortear nossas ações a partir desse processamento do que sentimos. Aprendizado que, inclusive, é uma necessidade para a manutenção da boa saúde mental.
E a gestão da emoção nos auxilia nesta tarefa. Ao aprendermos a gerir nossas emoções nos tornamos aptos a trilhar um caminho mais tranquilo e equilibrado rumo aos nossos objetivos.
Tornamo-nos capazes de identificar antigos padrões do nosso comportamento e aprendemos a lidar e evitar aqueles que podem ser contraproducentes para alcançarmos o que almejamos pessoal e profissionalmente.
As técnicas de gestão da emoção têm sido bastante difundidas, em especial, pelas palavras do Dr. Augusto Cury, famoso psiquiatra e autor de obras que enfocam esse tema.
As pesquisas de Cury acerca da gestão da inteligência emocional resultaram em obras e programas reconhecidos em âmbito nacional e internacional.
Dentre eles estão os romances “Vendedor de Sonhos”, que recebeu adaptações para cinema e teatro e “O Homem mais Inteligente da História”, onde a mente de Jesus é analisada sob a ótica da ciência, pelo sagaz psiquiatra Marco Polo, personagem principal da obra.
Gestão da Emoção na prática
Segundo o autor, ao unir premissas que incluem o otimismo, a empatia e o autoconhecimento, formam-se dez técnicas nas quais se baseia a gestão da emoção.
Tais técnicas são mudanças de comportamento, e estão listadas a seguir:
1. Aplauda acertos e não aponte falhas;
2.Saiba que ninguém muda ninguém;
3. Não cobre demais de si e dos outros;
4. Elogie três vezes por dia quem você ama e aprenda a ver como um charme os defeitos suportáveis;
5. Faça a oração dos sábios quando alguém te contrariar: o silêncio. Escolha suas batalhas, não é necessário replicar tudo que te contraria!
6. Treine ser bem humorado, viva a vida com leveza, chame à luz os bons sentimentos;
7. Garimpe ouro no solo de quem está ao seu redor: procure conhecer quais os sonhos,
medos e o que faz felizes aqueles que te cercam;
8. Namore sua vida antes de namorar alguém: ria de alguns de seus erros, abrace-se, aprenda a se amar para poder doar e receber amor verdadeiro e na medida certa!
9. Traga à memória o que te dá esperança, pois esse é um dos combustíveis da vida;
10. Treine não sofrer por antecipação, viva os momentos!
Sabe-se que é profunda a relação entre saúde mental e a necessidade de moradias adequadas, não só em termos físicos, mas, também, emocionais. Nossas casas devem ser nossos oásis de tranquilidade, segurança e conforto físico e afetivo.
Tendo isso em vista, em 2022, Cury criou o Programa de Gestão da Emoção “Mentes Saudáveis & Lares Felizes”, voltado para o mundo imobiliário com a finalidade de revolucionar a saúde mental, melhorar as relações entre os membros de uma mesma família e entre amigos e vizinhos em uma mesma comunidade nas habitações brasileiras (bairros, condomínios de casas ou de apartamentos).
O programa tem como curador e parceiro oficial o estatístico Marcus Araújo, detentor do maior banco de dados sobre demanda imobiliária e comportamento do consumidor de imóveis.
A FGR Incorporações, ciente do desejo e necessidade de nossos clientes em termos de moradia e saúde, busca oferecer com seus empreendimentos, imóveis de alto padrão de qualidade, que denotam liberdade, segurança, conforto, tranquilidade, integração e acesso à áreas verdes, para as famílias que ali irão residir.
Além disso, no intuito de agregar atributos que possam melhorar a saúde mental de seus clientes e famílias, a FGR adotou o Programa “Mentes Saudáveis e Lares Felizes”.
Observando os ensinamentos contidos no programa criado por Cury, os clientes terão acesso, por exemplo, às Cabines Antiestresse, instaladas nas áreas comuns dos condomínios, nas quais crianças, jovens e adultos poderão entrar, sentar-se e em uma tela TouchScreen acessar gratuitamente conteúdos importantes sobre a prevenção de suicídios, superação do bullying, da timidez, da insegurança, dentre outros assuntos sobre saúde mental.
Esperamos, assim, contribuir para que as casas que construímos tornem-se verdadeiros lares e palco de lindas vivências.
Parafraseando Cury, nós da FGR Incorporações esperamos que ao escolher nossos empreendimentos, nossos clientes “tenham a mais legítima das ambições: ambicionem ser felizes!”